terça-feira, 5 de outubro de 2010

Programações Inovadoras

No fim de Agosto e início de Setembro o GEAST, Conjuntamente com o Observatório Astronômico da UEMA - OBAFIS, realizaram duas programações inovadoras e de caráter de divulgação da astronomia. A primeira delas aconteceu entre a noite de 28 e amanhecer do dia 29/08/10, em parceria com a equipe de trilhas e aventura ÓROS, uma trilha noturna na ilha de Tauá Mirin, região de zona rural de São Luís localizado próximo ao bairro do Coqueiro. Contamos com a participação de 34 pessoas onde após uma caminhada pela mata de aproximadamente 40 minutos, realizou-se observação do céu, visualização e identificação das constelações e da via láctea, entre várias outras atividades.

Essa programação teve o propósito de unificar o conhecimento astronômico e o desenvolvimento do sentimento de preservação do meio ambiente, da conexão homem-natureza-universo.
Turma da Trilha das Estrelas









Paralelamente, o grupo participou do estande da Universidade Estadual do Maranhão na Exposição Agropecuária do Maranhão - EXPOEMA, onde desenvolveu atividades de divulgação e observação celeste para um público de quase mil pessoas que nunca tiveram a oportunidade de observar o céu noturno por telescópios. As atividades se desenvolveram nas noites de 1 a 7/07/10. Gostaríamos de agradecer ao pessoal do CCA - Centro de Ciências Agrárias, que nos fez o convite de inovar a participação da UEMA na Expoema, na Pessoa do Prof. Júlio.




Destacamos agora nossos novos amigos geastianos (camisas azuis) Ana Ruth (à frente) e Dayvison (ao fundo).






Lesuí mostrando Júpiter e seus satélites.

Um comentário:

Georgiana disse...

poxa, a trilha parece ter sido legal mesmo.. Em uma próxima vez, com certeza irei!