segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Missão Cangalha - Rumo a mais de 300 milhões de anos no passado.

As aventuras desse grupo de desbravadores galácticos chamados de Geastianos continua a ser cheia de emoções fortes e adrenalina... mais uma vez o nosso Grupo rumou a uma jornada ao passado, mas não há um passado passado, e sim aos confins do estado do Maranhão, numa região limítrofe com o Tocantins. O local é uma cidadizinha charmosa e aconchegante chamada de Campos Lindos, local de um acidente geológico de rara beleza, típico de um gigantesco fenômeno... Há mais ou menos uns 300 milhões de anos um objeto de mais de um quilometro de raio adentrou o nosso sistema solar interior e rumou em rota de colisão com um planetinha pacato e harmoniso, esse objeto aparentemente rochoso adentrou a atmosfera do planeta degastando-se e provocando uma grande explosão, onde o material foi possivelmente todo consumido durante o violento choque. Na região tropical no qual aconteceu a colisão, todos os animais e plantas ficaram destruídos, a cobertura vegetal ferida, exibindo o solo cru e sangrento. O impacto extremamente violento causou uma cratera gigantesca de cerca de 12Km de diâmetro, e uma região elevada no solo, como se fosse um platô deslocado do chão.
Depois de bilhões de anos a vegetação se recuperou e a vida voltou a habitar àquela região, que agora passou a ser objeto de estudos de cientistas e pesquisadores, tanto nacionais como internacionais.





Pesquisar crateras de impacto é uma das melhores maneiras pra entender os processos de transformação da Terra (o planetinha pacato), e saber como tudo se originou. Detalhes e vestígios desses objetos podem ser encontrados nos locais do impacto, ou mesmo a análise das marcas no chão e os minerais formados pelo impacto nos dizem muito sobre o objeto impactante. A esse estudo devemos contribuições fantasticas, e a esses fenômenos que podemos hoje garantir, talvez, a nossa existência tranquila (me refiro a extinção dos dinossauros e as modificações que o asteróide provocou possibilitando a vida humana na Terra).

No intuito de obter mais informações sobre a cratera, coletar algum possível material, cristal, ou qualquer outro vestígio do impacto, fomos a Serra da Cangalha (local de descrição anterior), Local formado pelo impacto de um corpo extra terrestre (E.T.), que formou uma região de Serra de mais de 200m de altura da região central. Essa cratera é estudada a anos pelos pesquisadores nacionais, contuto se sabe ainda muito pouco sobre o objeto de origem, para saber mais detalhes o GEAST, a SAMA e o DEBIO da Universidade Federal do Maranhão, com a galera da Paleontologia, realizaram a expedição de quatro dias, sendo dois de viagem e dois de estadia na cratera, coletando e analisando o local.










Equipe da expedição: (Em pé da esquerda pra direita)Nathália, Higor, Ronny, Camilla, S. José, Padawn, Prof. Sérgio, Ricardson, Marco, (Aganhado) Diego, Ricardo.

Realizamos duas caminhadas uma no entorno da cratera (borda). e uma outra a uma região mais afastada onde nos deparamos com uma tal pedra escrivida, local onde ao contrário do que pensávamos, não são pinturas rupestres e sim marcas deixadas pela população ao longo das gerações.



Gostaríamos de agradecer e de falar a todos que o local é muito belo, e merece ser preservado tanto para a ciência como para o turismo racional, e em especial a D. Branca e seu Zé da Branca que nos hospedaram em sua casa e aturaram nossa bagunça com um sorriso no rosto e lágrimas na partida.


Despedida Calorosa



Pedra Escrivida

Nenhum comentário: