quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Caçada a meteoritos

Alguém sabe de algum meteorito no estado do Maranhão?

Esses objetos viajantes do espaço rumam com muita frequencia ao nosso planetinha azul e verde, contudo muitos poucos sobrevivem intactos a entrada em nossa atmosfera pra servir de dados para pesquisas, nos dando maior entendimento do nosso sistema solar e universo. Encontrar um desses objetos no terreno extenso como o do estado do Maranhão não deve ser algo impossível, mas demanda tempo, dinheiro e riscos, já que a procura é na maioria das vezes é em terrenos inóspitos, de difícil acesso e que a preferência que estejam quase intocados pelo homem civilizado.

Realizar essas expedições "malucas" é o objetivo do grupo de METEORÍTICA do GEAST, que procura, identifica e estuda qualquer E.T. mineral, em busca de dados sobre o nosso cosmo. Essa busca levou a equipe de nosso projeto ao meio do mato numa região do nosso estado, em busca de material que poderia ser identificado como possível meteorito. As cidades foram Brejo e em seguida a cidade de Tutóia, locais diferentes mas extremamente belos e particulares. A nossa estadia em Brejo (25/09/10) começou com um calor de quase 36°C, aonde nos deslocamos a uma pedreira, lá conseguimos inúmeros possíveis meteoritos e diversos fósseis de animais aquáticos, o ambiente é seco com plantas típicas do sertão e cerrados nordestinos.


Pedreira de cal na cidade de Brejo-MA.



Por do Sol na cidade de Brejo - MA



Mavd - Caçadora de meteoritos, pertecente a equipe de meteorítica.



No dia seguinte (26/09/10) nos deslocamos para a Cidade de Tutóia, local onde procuramos muito por qualquer vestígio de algum material diferente, com propriedades magnéticas, mas não encontramos nenhum material, o que nos levou a conclusão de por ter sido uma região submersa por rios e pelo mar, esta região foi bastante alterada, fato determinante na não obtenção de poucos materiais de relevência na região. Contudo as coletas de material biológico foram prodigiosas e o céu noturno de tutóia é magnífico valendo totalmente a viagem longa pra contemplar todas as constelações de um céu a apenas 2° de latitude sul. Levamos o famoso Panelão numa tentativa de tirar algumas astrofotografias, contudo o equipamento fotográfico, era de baixa qualidade, não adequados para a astrofotografia e a presença da lua atrapalhou bastante a visualização do céu a partir das 22 horas.





Prof. Sérgio Brenha mostrando as camadas de sedimentos formadas ao longo dos milhares de anos, provas de que a região de Tutóia formavam grandes rios no passado.




Vitórias Régias - Foto: Ricardson Borges - pequeno Riacho Línpido em Tutóia-MA.




Lua - Foto: Mavd - Céu Noturno de Tutóia-MA.


]
Atravessia na volta do Sítio onde acampamos durante a noite - Tutóia - MA.


Praia da Barra. Tutóia - MA.


Gostaríamos de agradecer ao prof. Sérgio Brenha e a equipe da Biologia que nos acompanhou na Expedição (Leandro, Laís, Rodrigo, Israel e Leice), onde a parceria está trazendo bons frutos e resultados incríveis.

Esquerda para Direita: Rodrigo, Israel, Leice, Leandro, Mavd e Ricardson.



Esquerda para direita: Rodrigo, Mavd, Leandro e Lais.

Na manhã da segunda feira realizamos a viagem de volta a São Luís trazendo na bagagem pedras, animais marinhos, insetos e imagens que jamais serão apagadas da memória.


Equipe do GEAST/SAMA: Sérgio Brenha, Mavd de Paula e Ricardson Borges.

Nenhum comentário: