sexta-feira, 18 de março de 2011

E o ano acabou, que efim venha 2011!!!

Nos dias 18 a 24 de Novembro de 2010, lá estávamos carregando nossos equipamentos e levando conhecimento astronômico para um público enorme, que foi visitar os estandes na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e na MULTIFeiras 2010, dois eventos que fazem parte do calendário de atividades do Grupo, promovendo palestras, exposição de equipamentos e visualização do céu noturno.


Contamos com a participação dos nossos amigos da biologia da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

A programação foi um sucesso, apesar de que em alguns dias o tempo fechou, dificultando as observações, contudo os dias de céu limpo permitiram visualizar a Lua e Júpiter, e encantar muitas crianças, jovens e adultos.

Um Grupo e um sonho

No ano de 2009, o GEAST inteiro se preparou emocionalmente, físicamente, economicamente e cronologicamente para irmos ao ENAST do ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA, contudo o destino e os contratempos desmancharam o nosso sonho, como as ondas que desfazem os castelos de areia na praia. Contudo um pequeno trio, corajosos como os astronautas das missões Apollo, se dirigiu a cidade sede Londrina, onde apresentaram seus trabalhos e levaram consigo as outras 37 pessoas que ficaram e o sonho de mudar o cenário da Astronomia do Maranhão.

O evento transcorreu calmamente, mas tanta calmaria ao perduraria por todo o tempo e no final de repente uma mão se levanta no meio da plenária final do congresso, e essa mão significava a indicação da Cidade de São Luís do MA para sediar o Enast de 2011! Todos ficaram abismados, porque tanta audácia, porque sediar tal evento em local sem tanta expressão nacional? Contudo a empolgação da defesa improvisada, e a confiança da platéia presente determinaram a eleição mais concorrida de todos os ENAST e São Luís perdeu para São Paulo por nove votos.

Que abusados esses maranhenses! E mais uma vez o contudo aparece, esses maranhenses, são muito mais muito abusados e resolveram se preparar na mesma noite da derrota, entre guardanapos e folhas soltas, o nosso “trio” rascunhou o PLANO, a estratégia que faria São Luís ser a sede do ENAST em 2012... E aí é só história...

Poucos dias antes de 11 de novembro de 2010, data do embarque para a viagem até recife pro ENAST 2010, recebemos a má notícia muito esperada de que o ônibus da UEMA que levaria a Comitiva maranhense para o ENAST não ia rolar, e aí fazer o quê? Vacinados do ano anterior solicitamos um ônibus da UFMA (Federal), e só assim mesmo pra ir... só depois de muitas idas e vindas, pois o combinado era o ônibus partir as 13h da tarde, mas saímos as 20h, depois de praticamente ter de expulsarmos as pessoas que foram confirmados de ultima hora, pois o motorista e a empresa não aceitavam acrescer mais nome a lista dos tripulantes.

Enfim, zarparmos rumo ao ENAST e na bagagem levamos, Banners, Faixas, Adesivos, Camisas e Músicas cantadas e elaboradas durante a viagem, com a fomentação de Sr. M. Ricardo e participação outras pessoas da caravana, que por distração esqueci de mencionar, chama-se MARAVA – Caravana Maranhão.

Muita alegria animava o interior do ônibus e os integrantes, pelo menos a maioria que não sentiu os efeitos da viagem de cerca de 24h. Por volta das 23h da sexta-feira, desembarcamos no alojamento, uma escola de ensino médio a alguns metros da UFRPE (Federal Rural de Recife-PE), um monte de pessoas vestidos com camisas cor laranja, apelidados de TANJA MECÂNICA, chegou fazendo zuada mostrando que não veio a toa para àquele lugar.

No primeiro dia do Evento, dia da defesa da candidatura da cidade de São Luís, toda a equipe estava alaranjada (pelo menos quase), distribuindo adesivos e panfletos de São Luís, convencendo e falando as importâncias de se realizar este evento na nossa cidade... Nas defesas de Brasília e Foz de Iguaçu, observamos eaplaudimos, adoraríamos ir para os dois locais, soubemos das dificuldades da equipe de Brasília, mas tínhamos um desejo enorme de ficar em São Luís em 2012 e mostrar nossos trabalhos e alavancar os olhos dos gestores para a astronomia em nosso estado. E em nossa defesa o prof. Sérgio Brenha, escolha unânime, um apaixonado por esta ciência que através de um discurso criado a muitas mãos falou sobre a astronomia na cidade, sobre as belezas naturais e culturais que muito atraem turistas e finalizando no vídeo mostrando um pouco de nossa cultura e de nossos trabalhos.

A galera vibrou gritou e aplaudiu, e nessa hora, me tornando pessoal, senti que a vitória era nossa, que o ENAST 2012 já tinha sede definida e que seria são Luís.

A campanha continuou no corpo a corpo, nas apresentações, nas palestras, nos seminários, nos corredores, e sempre cada contato um sorriso e abraço típico dos maranhenses, mostrando o quanto é agradável este povo. No ultimo dia, durante a plenária final, veio a consagração e o orgulho de um plano que começou a ser realizado no ano anterior, e ser concretizado, São Luís foi eleita com mais de 85% dos votos, uma vitória esmagadora e agora um trabalhão nas mãos dos maranhenses abusados, que mudaram o jeito de ser do ENAST, trouxeram a juventude para a astronomia, trouxeram a alegria de se fazer ciência, de se estudar astronomia a um evento que se torna cada vez mais sério e respeitável na astronomia nacional e quem sabe na internacional. Agora é nossa vez de mostrar que lutamos e não foi à toa por este ENAST, que pode ser o último (kkkk), que faremos por merecer essa conquista e esse voto de confiança.

Eclipse da Lua 21 de dezembro de 2010

Foi possível ver na noite do dia 21 de dezembro de 2010 um dos mais belos e significantes eventos de nosso cosmo, um eclipse lunar, fenômeno onde a lua se “esconde” atrás da Terra, em sua sombra, aparentando estar de uma cor avermelhada ou totalmente ingerida pela escuridão. Este fenômeno, que por a milênios foi considerado marco de mau agouro, ou talvez o poder tirânico de um ente místico superior, acabou se revelando um fenômeno muito simples da mecânica celeste, teorizado por Aristóleles, mas também enunciado por estudiosos árabes e de outras nações.

Apesar de se saber a verdade dos eclipses, estes eventos cósmicos continuram a encantar e a mexer com a imaginação da população mais simples e de pessoas ilustres que o utilizaram na literatura, e em astrologia. Por razões históricas, astronômicas, ou puro romantismo, este show celeste é um dos mais belos fenômenos da natureza, e o Grupo do GEAST, da UFMA (DEFIS, e Colégio Universitário), e a UEMA, proporcionou ao público maranhense a possibilidade de visualizar o fenômeno, registrá-lo através de fotos, e observa através de telescópios, com música ao vivo, apresentações de vídeos de astronomia.

O fenômeno começou precisamente às 3h40min da madrugada e podendo ser visto até um pouco mais do crepúsculo, pode-se visualizar a totalidade, mas não a saída da lua da sombra da Terra, pois a nossa posição geográfica não permitia tal visualização (a lua já havia se posto no horizonte e seria durante o dia, o Sol impediria a visualização).

Um bom público compareceu ao evento na Praça Mª. Aragão, prestigiando do início ao fim, outras pessoas não aguentaram ficar acordado por toda a noite, apesar da música, e outras pessoas chegaram alguns minutos antes do evento acontecer. A imprensa local apareceu realizando entrevistas e filmagens. Digno de um evento de proporções astronômicas, a noite findou, os raios da manhã iluminaram e finalizaram o evento, que foi único para muitos, apesar da possibilidade de vê-lo em outras ocasiões, e que não sairá dos registros de nossos hipocampos, um enorme agradecimento a todos que compareceram, e até o breve.

Programações 2011-02-09

O Geast começou o ano passado no ano que vem, ou seja, em 2012. As nossas atividades começaram com a 1° reunião do ENAST 2012 em São Luís, onde encaminhamos diversas tarefas para serem desenvolvidas e confirmadas para fevereiro. Contudo além das atividades administrativas e de organização, realizamos em janeiro mais uma OTE (Observação Telescópica Externa), ou seja, uma programação com os telescópios na praça do Viva Maiobão, no dia 15 de janeiro. O público deste Bairro da Cidade de Paço de Lumiar, Região Metropolitana de São Luís, compareceu para desfrutar de um passeio agradável no sábado à noite e se deparou com telescópios mostrando a Lua e Júpiter, fato curioso que chamou a atenção de muitos (veja as fotos abaixo).

Além da programação externa, valemo-nos de que janeiro é mês de férias, e ótima chance de desenvolver atividades interna entre os membros do grupo, e promovemos a I Semana Interna do GEAST, onde desenvolvemos atividades de observação técnica, seminários sobre, história, astronomia de posição, assistimos a vídeos, e realizamos oficinas internas com simuladores, maquetes e foguetes. A semana foi um sucesso, sendo muito produtiva e movimentando bastante o grupo, que se mostrou animado com a iniciativa e aguardando ansiosamente a nova ocasião.

Nenhum comentário: