segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Halo Solar em São Luís

Durante o meio dia do domingo (06.12.2009 às 12:15), aconteceu um fenômeno não muito comum no céu da Cidade de São Luís - MA, um Halo Solar, espécie de arco-íris circular ao redor do sol. Este fenômeno é bem conhecido principalmente por meteorologistas, os físicos e astrônomos o conhecem mas não são os primeiros a serem procurados quando este fenômeno ocorre, porém o GEAST foi procurado e questionado pelo fenômeno no dia de Domingo pela TV Mirante, tendo realizado uma entrevista com o Manuel Ricardo de Jesus Costa, Coordenador Geral do GEAST, para a emissora. A reportagem foi ao ar no jornal do início da tarde desta segunda feira (07.12.09).

Algumas Imagens do Fenômeno



O Halo Solar costuma acontecer quando nuvens do tipo cirrostratus ficam na frente do sol a uma altura de 6 a 18 km. A luz passa pelos cristais de gelo que formam a nuvem e é decomposta formando o círculo colorido. Outras regiões do Brasil já registraram o fenômeno este ano, em setembro ocorreu na cidade de Imperatriz, mas em São Luís foi o primeiro observado este ano.

Ficamos muito satisfeitos com a curiosidade da população pelo fenômeno e contentes de sermos procurados para a explicação do fenômeno, mostrando que o grupo está se tornando referência realmente.

Um comentário:

Georgiana disse...

Parabéns pelo reconhecimento, isso é fruto da organização e comprometimento de vocês com o grupo :)