segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

2009 do GEAST

Bom pessoal, estamos nos encaminhando para o final do ano de 2009 e como a maioria sabe estamos finalizando o Ano Internacional da Astronomia, que para nós do GEAST foi um ano de muito trabalho e conquistas...

Trabalhando o ano todo em parceria do OBAFIS, estivemos tão ocupados que não tivemos nem muito tempo pra atualizar as postagens do blog, que agora retomamos. Logo no início do Ano tivemos que nos planejar para a Semana de Abertura do AIA 2009, e não só isso, como fomos exagerados decidimos realizar a I Semana de Astronomia da Universidade Estadual do Maranhão, juntamente com o OBAFIS. Realizamos uma maratona de programação iniciando às 8:00 am e terminando pra lá das 10:00 pm, isto sendo que durante a noite estávamos realizando observações telescópicas nos municípios da Ilha de Upaon Açu (Demais municípios que compartilham a ilha onde São Luís está localizada).

Vejam algumas fotos abaixo:






Logo em seguida realizamos outro grande evento, foram às 100 Horas de Astronomia. Três dias de evento, iniciados nas dependências da UEMA e continuados no Espaço Cultural, no centro histórico da capital maranhense. Lá Realizamos uma jornada de atividades, palestras, exposição de maquetes, oficinas infantis e é claro, observações da Lua e do magnífico planeta Saturno.












Não cessando nossas atividades... "olha nós de novo botando mão na massa"!!!! Agora como quadjuvantes participamos das atividades da I Semana de Física da UEMA, com palestras e observações.



Apesar de em meados de junho e julho termos dado uma pausa em grandes programações pela cidade, não deixamos de trabalhar por nenhum momento... Estávamos planejando e organizando outro evento pelo Ano Internacional!? E Paralelamente, realizando atividades em escolas da capital (palestras, exposições e observações) e é claro que a temática quase sempre foi o AIA e Astronomia de modo geral.






E Chegou o dia da Nossa grande “Maratona da Via Láctea: Campanha contra a Poluição Luminosa!” Sendo realizada no Parque do Bom Menino em São Luís, foi um tremendo sucesso, atraindo a atenção do público em geral e da mídia televisionada e escrita. As apresentações das palestras, as observações e medições de Poluição Luminosa esclareceram o público quanto a este problema que passa quase despercebido aos nossos olhos. E aqui fazemos questão de deixar nosso profundo agradecimento para toda gestão e coordenação do Parque do Bom Menino, que nos deu um tremendo suporte e ajuda humana, que sem este, seria impossível realizar e ter sucesso neste evento.














Seguidamente a este evento, organizamos a segunda etapa da Maratona da Via Láctea, agora num local diferente, na tentativa de atingir um público ainda maior que na primeira fase... Nesta etapa tivemos alguns problemas com o local, questões estruturais e burocráticas, elas nos atrapalharam um pouco mas conseguimos mesmo assim realizar a segunda etapa, porém não batemos a meta do primeiro evento em quantidade, isto no fez refletir sobre a escolha do local, se teria sido realmente adequada, mas...

Enfim, nem sempre podemos acertar, mas o importante é aprender com os erros e não comete-los novamente!









Coladinho a esta última programação, realizamos uma participação na Multi-FEIRAS, evento de educação, comércio e tecnologia, um dos mais importantes da cidade, dentro do estande do OBAFIS e Curso de Física Licenciatura.
Acabamos sendo destaque na feira, os equipamentos chamavam muita atenção das crianças, jovens e adultos, todos ansiosos em observar dentro do centro de convenções, e nós pacientemente explicando que os telescópios não observam através das telhas... Realizamos palestras e observações noturnas. Com Júpiter nesta época já dando o ar de sua graça, acabamos ouvindo: “Nossa! Que magnífico!”, e muitas vezes “É só isso aí!?”.
Tivemos um resultado Ótimo, lá. Muitos curiosos, muitos adeptos e bastantes CONTATOS.


















E Desta vez literalmente dizendo, sem parar pra descansar, realizamos nossa ultima programação oficial, até agora, do AIA 2009. Foram as NOITES GALILEANAS, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Reviver – Centro Histórico de São Luís. Lá o Observatório de Astronomia da Física – OBAFIS, estava com um estante e nós o GEAST, estávamos participando da programação apresentando a toda a comunidade o Ano Internacional da Astronomia, as atividades de divulgação desenvolvidas pelo observatório e pelo grupo, além de realizar observação planetária numa Star Party, a 1ª de São Luís.












Apesar de muitos sacrifícios e desorganização por parte da coordenação da Semana de Ciência e Tecnologia, conseguimos um bom resultado, um bom público, mas pena que não o suficiente pra ganhar algum prêmio da Organização do Ano Internacional. O que gostamos mais foi o fato de termos organizado a 1ª Star Party e de termos reunidos alguns telescópios e pessoas que gostam de astronomia e nunca tinham tido a chance de se encontrarem...



Finalmente após este evento, pra ser mais preciso, uma semana após três tripulantes embarcaram em um pássaro voador para a cidade de Brasília e de lá para Londrina, rumo ao 12° ENAST...




































,






Fechando esta postagem, se pudéssemos resumir em uma única palavra para o ano de 2009 seria: “família”.

Durante o início do GEAST éramos apenas cinco e sem pretensões alguma de ter uma sede, ou coisa parecida. Hoje o grupo está alocado no OBAFIS, com uma estrutura simples, mas o suficiente para iniciar nossos trabalhos, e com um reconhecimento que inicialmente jamais era esperado.
Mas porque família? É por que foi isso que o GEAST se tornou, amigos com interesses mútuos e se ajudando pelo futuro da ciência astronômica... Adquirimos adeptos, parceiros, companheiros e o melhor mais membros, mais geastianos. O número cresceu e cresceu para melhor, ganhamos irmãos em outras instituições, na instituição de origem, sem instituição e em escolas, a equipe cresceu e continua a crescer e prometemos que nas próximas postagens os novos amigos se farão presentes aqui!!!!

Nenhum comentário: