terça-feira, 28 de abril de 2009

Inauguração Obafis

Voltando aos relatos do desenvolvimento e a evolução grupo de estudos astronômicos, o Geast, finalmente consiguiu um prédio para realizar suas atividades, o local será o Observatório Astronômico da Física - OBAFIS, uma sede provisória enquanto não sai o com a "cúpula". Ele funciona no antigo banco do Bradesco da UEMA ao lado do Centro de Educação e Ciências Exatas e naturais (CECEN).

E finalmente, no dia 04 de dezembro de 2008 às 19H00 encontravam-se reunidos no auditório do CECEN, o Prof. Oliveira, vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão e doutor em Física; o Prof. Antônio Pinto, mestre em astronomia e prof. da ufma; o Prof. Sérgio Brenha Mestrando de Astrobiologia, que tanto auxilio no projeto de institucionalização do OBAFIS e com sua enorme gama de conhecimento; O Dr. Acácio Costa, diretor do Inpe em São Luís; O Prof. Francisco Alexandrino de Almeida Barbosa, o coordenador do OBAFIS, e cara que assumiu a realização do Projeto; Manuel Ricardo; Ricardson Borges; Diego Gomes; Christianno Gomes; Letícia de Sousa; Johnes Ronaldo; Bruno Barros; Mônica Santos, galera toda que muito ajudou e contribuiu para a realização deste primeiro passinho do sonho da astronomia no Maranhão; e como é de praxe foram convidados diversos professores, diretores de cursos, diretores de departamentos, os pro reitores e o Magnífico Reitor da Instituição da época, o Dr. José Augusto, que de magnífico não tem nada por seu enorme discursso "se é pra inaugurar está inaugurado"...

Bom... repúdios a parte, o importante é que o Observatório foi inaugurado e com a participação e o suor dos alunos e dos professores acima citados (Alexandrino e Sérgio Brenha) e sendo justo deve-se honrar a força da Prof. Andréa, diretora do CECEN, que nos ajudou apesar de não ser da área. O bom mesmo é que chamamos a atenção da uema para a astronomia e não só da Uema mas da sociedade que nos descobriu logo em seguida.

Muita coisa ia rolar ainda a nosso favor, não tinhámos a menor idéia, e que o ano de 2009 nos reservava uma grande vantagem, de ser o ano internacional da astronomia...

Da direita para esquerda: Ricardo, Letícia, Ricardson, Diego, Prof. Alexandrino, "Einstein" e Cristianno.


Foto com as Autoridades: Profª. Gretchen, Christianno, Ricardson, Ricardo, O Magnífico Reitor José Augusto, Prof. Pofílho, Prof. Alexandrino (no escuro), Diego, Letícia e em alguem que infelizmente não lembramos.

Nenhum comentário: