No dia 15 de janeiro aconteceu um dos fenômenos mais encantadores e bonitos da astronomia, um eclipse solar!!! Ele pôde ser visto somente de algumas regiões do globo, mais precisamente na África e Ásia. Este eclipse ocorreu de maneira anular, ou seja, não houve o total encobrimento do Sol, mas que não remove a beleza do espetáculo e muito menos os receios primitivos que ver o sol desaparecer durante o dia.
Foi o eclipse mais longo do milênio, e continuará sendo até 23 de dezembro de 3043, com uma duração máxima de 11 minutos e 7,8 segundos. (O eclipse de 4 de janeiro de 1992 foi o mais duradouro com 11 minutos e 41 segundos, ocorrendo ao meio do Oceano Pacífico).
O eclipse foi visto apenas como um eclipse parcial em grande parte da África, do Leste Europeu, doOriente Médio e da Ásia. Ele foi visto como um eclipse anular dentro de uma estreita faixa de 300 km de largura em toda a África Central, Maldivas, o sul de Kerala e Tamil Nadu (Índia), Sri Lanka e partes de Bangladesh, Myanmar e da República Popular da China.
Abaixo confira algumas imagens deste espetáculo que acabaram de serem enviadas a nós pelos nossos amigos do SideWalk Astronomers (Astronomos de Calçada), grupo que o GEAST é parceiro no Maranhão.
* O Nome dos astrofotografos estão nas fotos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário